quarta-feira, 23 set 2020
Publicidade

Daniela Lima, do Painel da Folha, é a nova apresentadora do Roda Viva

A editora do Painel da Folha, Daniela Lima, é a nova apresentadora do Roda Viva, um dos programas jornalísticos mais tradicionais da TV brasileira. Sua estreia está prevista para o início de agosto.

Daniela substituirá Ricardo Lessa, que desde abril do ano passado apresentava o programa até então foi comandado por Augusto Nunes, jornalista de extrema direita e um dos defensores mais ardorosos do presidente Jair Bolsonaro

Daniela será a décima quarta âncora do programa que já está no ar há 33 anos. O Roda Viva estreou em 29 de setembro de 1986 entrevistando Paulo Brossard (1924-2015), então ministro da Justiça.

Seu primeiro mediador foi Rodolpho Gamberini e foi uma das primeiras inovações da gestão de Roberto Muylaert como presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

Naquela ocasião, participaram da bancada de entrevistadores jornalistas como Cláudio Abramo, um dos mais respeitados do Brasil à época, e Paulo Moreira Leite, hoje colunista do Brasil 247.

Nos últimos tempos, o programa vinha perdendo qualidade e audiência. E havia rumores de que seria extinto. Sua bancada de entrevistadores passou a ter pessoas que não eram jornalistas, mas tinham relação com o comando do governo do Estado.

Um dos casos simbólicos desta distorção foi o da entrevista da então candidata a presidência da República pelo PCdoB, Manuela D´Ávila. Um dos seus entrevistadores foi Frederico D´Avila, presidente da Sociedade Rural Brasileira, à época ligado a Geraldo Alckmin e que depois apoiou Jair Bolsonaro. Na ocasião, Frederico apenas atacou Manuela. E o programa foi bastante criticado nas redes.

Com informações da Folha de S. Paulo

Renato Rovai
Renato Rovai
Jornalista, mestre em Comunicação pela ECA/USP e doutor pela UFABC. Mantém o Blog do Rovai. É editor da Fórum.