Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de dezembro de 2019, 16h14

Datafolha: Mais de dois terços apoiam educação pública e gratuita em todos os níveis

Em todos os recortes da pesquisa, a maioria se manifestou em favor da gratuidade universal

Foto: Agência Brasil

Um levantamento divulgado pelo Datafolha neste domingo (22) mostra que a ampla maioria da população brasileira defende a gratuidade universal na educação pública no país. Os índices ultrapassam os dois terços nos em todos os níveis de ensino (creches, ensino fundamental e médio e ensino superior).

Segundo a pesquisa, 70% defendem a gratuidade universal – independentemente se a pessoa pode pagar ou não – nas creches, 79% no ensino fundamental e médio e 67% no ensino superior. Os números superam os 50% em todos os recortes: cor, gênero, escolaridade, idade, ocupação, região, religião, renda, porte do município, partido de preferência, avaliação do governo Jair Bolsonaro, confiança no presidente e autoclassificação política.

Os setores que mais defendem que a educação só deve ser gratuita a quem não possa pagar aparecem aparecem nos recortes dos menos escolarizados, dos mais pobres, dos mais velhos e dos que se dizem à direita. Apesar disso, ainda há uma maioria favorável à universalização.

O inciso IV do artigo 206 da Constituição estabelece a “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais” como um dos princípios do ensino brasileiro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de dezembro e entrevistou 2.948 pessoas.

Com informações da Folha de S. Paulo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum