Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
01 de março de 2019, 12h13

De acordo com pesquisa, militares continuam a acreditar que brasileiros não sabem votar

A pesquisa precede a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro e de seus oito ministros militares

Foto: Reprodução

De acordo com a coluna de Maria Cristina Fernandes, no Valor, os militares, a despeito do que pensavam há 30 anos, continuam acreditando que os brasileiros não sabem votar. A afirmação vem após o que ela considera como a mais abrangente pesquisa já realizada com militares, prestes a ser publicada em livro, “Para Pensar o Exército Brasileiro no Século XXI” (Eduardo Raposo, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sarita Schaffel, PUC-Rio).

O baixo nível educacional da população e a corrupção dos políticos somaram quase 90% das respostas quando o questionário elaborado pelos autores lhes apresentou uma cartela de alternativas para os fatores mais prejudiciais à democracia no Brasil.

A pesquisa precede a chegada ao poder do presidente Jair Bolsonaro e de seus oito ministros militares, mas é o que de mais próximo existe sobre os valores da corporação que voltou a mandar no país. Ampliou, em número de entrevistados e em temas abordados, a pesquisa, também publicada pela PUC-Rio, “A Construção da Identidade do Oficial do Exército Brasileiro” (Valor, 04/01/2019).

Fruto de uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Educação e a PUC do Rio, a iniciativa se destinava, originalmente, a aproximar as Forças Armadas da vida democrática numa época de desinteresse generalizado pela temática militar.

Veja mais detalhes aqui


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum