Debora Diniz desafia Olavo de Carvalho para debate

Guru de Bolsonaro afirma que não há intelectual brasileiro qualificado o bastante para debater com ele; a antropóloga Debora Diniz, então, desafiou Olavo a debater com ela um tema recorrente em suas análises e críticas contra à esquerda: o aborto

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el
Em artigo publicado neste domingo (17) no site da revista Época, a antropóloga Debora Diniz desafiou Olavo de Carvalho, tido como "guru" de parte da direita brasileira e do presidente Jair Bolsonaro, a debater com ela. Recentemente o escritor, que mora nos Estados Unidos, disse que não há no Brasil um intelectual qualificado o bastante para debater com ele. "Li suas postagens em que desdenha das universidades e dos professores, em que expressa suas inquietações sobre o que seja a vida universitária. Tive dúvidas sobre onde teria estudado, pois talvez fosse testemunho do seu tempo ou de sua experiência acadêmica. Busquei seu currículo na Plataforma Lattes, mas não o localizei", escreveu Debora.
Professora da Universidade de Brasíli e pesquisadora da University of Brown (EUA), a antropóloga propõe um debate sobre um tema recorrente nas críticas de Olavo à esquerda: o aborto. Debora, por sua vez, é tida como uma das maiores especialistas sobre o tema no mundo. "Aceite meu convite como uma honra ou como um desafio. Aborto é uma questão de saúde pública no Brasil. Mulheres comuns fazem aborto, esta não é minha experiência nem a sua, por isso falaremos em nome da ciência. (...) Essa poderá ser uma experiência transformadora, inclusive para que possa abandonar o uso das aspas no título 'intelectual acadêmico' e, quem sabe, usá-lo para si próprio sem transformá-lo em citação", disse a professora no texto. Olavo ainda não respondeu ao convite.