Defensor da privatização do SUS, Amoêdo toma vacina contra Covid na rede pública e é ironizado: "Pagou ou foi estatal?"

Em sua campanha à presidência em 2018, empresário do partido Novo defendia "vouchers" para o sistema de saúde, em detrimento do serviço público

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O empresário João Amoêdo (Novo), candidato à presidência em 2018 e virtual presidenciável em 2022, recebeu nesta sexta-feira (4) dose da vacina contra a Covid-19.

"Vacinado! Espero que as vacinas cheguem a todos os brasileiros o mais rápido possível!", escreveu em suas redes sociais, junto a uma foto que mostra o momento de sua imunização.

A postagem do empresário gerou forte repercussão pelo fato de ele ser um privatista que defende de forma ferrenha o "Estado mínimo" e, mesmo assim, recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a vacina. Em nenhum lugar do mundo os imunizantes estão sendo vendidos pela iniciativa privada aos cidadãos e, no caso do Brasil, é justamente o sistema público com o qual ele discorda que coordena o Programa Nacional de Imunização (PNI).

"VOCÊ PAGOU OU FOI ESTATAL?", questionou o perfil satírico Coronel Siqueira na publicação de Amoêdo no Twitter. "O SUS é tão incrível que não tem seletividade, vacinam até burguês canalha que faz de um tudo pra privatizá-lo", comentou, por sua vez, o vereador Vini Castello (PT-PE), da cidade de Olinda.

Durante sua campanha à presidência em 2018, uma das principais bandeiras de Amoêdo foi a privatização de todos os serviços públicos. No caso da Saúde, o empresário chegou a sugerir que se criasse um "voucher", que funcionaria como uma espécie de plano de saúde popular para o acesso ao serviço, em detrimento da oferta gratuita de acesso à Saúde pelo SUS.

Confira a repercussão da postagem de Amoêdo sobre sua vacinação pelo sistema público.

https://twitter.com/joaoamoedonovo/status/1400864473133551623