Fórumcast, o podcast da Fórum
25 de março de 2019, 15h10

Desembargador Federal manda soltar Temer e Moreira Franco

Athié havia pedido que o caso fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal na próxima quarta-feira. Ao conceder a liberdade, porém, ele se antecipou

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O desembargador Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, determinou na tarde desta segunda-feira (25) a soltura do ex-presidente Michel Temer. A decisão também inclui a liberdade do ex-ministro Moreira Franco e do coronel Lima, todos presos na última quinta-feira (21) através da operação Descontaminação, um desdobramento da Lava Jato.

Athié, que é relator do pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Temer, havia pedido que o caso fosse incluído na pauta de julgamento do tribunal na próxima quarta-feira (27), para que a decisão fosse colegiada. Ao conceder a liberdade, porém, ele se antecipou.

“Ao examinar o caso, verifiquei que não se justifica aguardar mais dois dias para decisão, ora proferida e ainda que provisória, eis que em questão a liberdade. Assim, os habeas-corpus que foram incluídos na pauta da próxima sessão, ficam dela retirados”, escreveu o magistrado.

Na decisão, o desembargador destacou ainda que não é “contra a Lava Jato”, mas pontuou que as prisões devem preservar as garantias constitucionais. “Ressalto que não sou contra a chamada ‘Lava-jato’, ao contrário, também quero ver nosso país livre da corrupção que o assola. Todavia, sem observância das garantias constitucionais, asseguradas a todos, inclusive aos que a renegam aos outros, com violação de regras não há legitimidade no combate a essa praga”.

O ex-presidente Michel Temer, detido em São Paulo, foi encaminhado para a superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro, onde está preso desde então. Ele é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como líder uma organização criminosa que atuou na construção da usina nuclear de Angra 3, praticando crimes de cartel, corrupção ativa e passiva, lavagem de capitais e fraudes à licitação.

Confira a íntegra da decisão da Justiça determinando a soltura de Temer aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum