O que o brasileiro pensa?
28 de junho de 2020, 06h21

Diante das ameaças de Bolsonaro, apoio à democracia atinge recorde, diz Datafolha

Bolsonaro apoiou atos pedindo o fechamento de outros Poderes e insinuou o uso das Forças Armadas em seu favor

Foto: Reprodução

O apoio a democracia atingiu o maior índice da série histórica do Datafolha diante das ameaças do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ).

De acordo com levantamento feito pelo instituto, 75% dos entrevistados consideram o regime democrático o mais adequado, enquanto 10% afirmam que a ditadura é aceitável em algumas ocasiões.

No último levantamento sobre o assunto, feito em dezembro, 62% apoiavam a democracia e um número semelhante ao de agora, 12%, a ditadura.

A migração pró-democracia ocorreu entre aqueles para quem tanto faz o regime: o contingente caiu de 22% para 12%.

No período, houve um agravamento da crise no Brasil, com enfrentamento direto de Bolsonaro com o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Na ocasião, Bolsonaro apoiou atos pedindo o fechamento de outros Poderes e insinuou o uso das Forças Armadas em seu favor.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas nos dias 23 e 24, por telefone. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O apoio atual à democracia é o maior desde 1989, quando o Datafolha começou a aferir o dado.

Com informações da Folha


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum