'É uma manifestação contra a lei, contra a democracia', disse Roberto Jefferson sobre atos bolsonaristas

Presidente do PTB também defendeu um AI-5 contra o STF. Comentário foi feito em áudio a empresário

Roberto Jefferson e Jair Bolsonaro (Divulgação/PTB)Créditos: Palácio do Planalto/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O ex-deputado e presidente do PTB, Roberto Jefferson, reconheceu em áudio enviado ao empresário Otávio Fakhoury, em maio de 2020, que as manifestações bolsonaristas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) que ocorreram em Brasília à época são "contra a lei e contra a democracia".

Jefferson ainda defendeu um "AI-5" contra o STF. O ato foi decretado durante a Ditadura Militar, em dezembro de 1968, e ficou conhecido como o mais duro dos atos institucionais, marcando um período de censura e repressão no país.

"É uma manifestação contra a lei, contra a democracia", disse Roberto Jefferson. A conversa entre os dois foi obtida pela Polícia Federal na Operação Lume, que investiga a organização e financiamento de atos antidemocráticos.

Em outro trecho da conversa, Jefferson cita o AI-5: "Eu estou dizendo: atos legais, demissão, é..., é... atos que representem a instituição", disse o presidente do PTB. "Eu só não falei 'ato instituição', não falei 'ato institucional', 'AI-5', 'AI-4', 'AI-2', porque aí eu vou preso", continua. As informações são do UOL.

Fakoury também foi alvos de mandados de busca e apreensão na Operação Lume. A investigação foi aberta em abril de 2020 e, na ocasião, a PF apreendeu dois celulares do empresário e três discos rígidos de computadores. No telefone, estavam as conversas com Jefferson.