Eleição de 2022 "é a mais previsível da história recente", diz presidente do Vox Populi

Levantamento divulgado pelo Vox Populi mostra que Lula venceria eleição de 2022 no primeiro turno

Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, participou do Jornal da Fórum | Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O economista Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi, apontou que a eleição presidencial de 2022 é a mais previsível da história recente, em razão da ampla vantagem que o ex-presidente Lula apresenta nas pesquisas. Coimba comentou durante o Jornal da Fórum sobre levantamento do Vox Populi divulgado nesta quinta-feira (11) que mostra que Lula venceria no 1º turno com grande margem.

"Em 2022 temos de um lado um estafermo como Bolsonaro e, do outro, uma liderança política [Lula] com esses atributos... Em condições normais de temperatura e pressão, é a eleição mais previsível de nossa história recente. Quer dizer que já resolveu? Não...", afirmou o presidente do Vox Populi durante entrevista ao jornalista Luís Costa Pinto no Jornal da Fórum.

Ao ser questionado pela jornalista Cynara Menezes sobre o possível impacto das fake news, Coimbra disse que não é possível prever como isso impactará e lembrou da pressão do Alto Comando Exército contra o STF para impedir a soltura de Lula em 2018. "Isso já não entra nas 'condições normais de temperatura e pressão'... Sempre pode aparecer um general que mande um tuíte para o presidente do STF e ele ceda aos interesses dos miitares...", apontou o presidente do Vox Populi.

Marcos Coimbra rejeita "antipetismo" como explicação para a vitória de Bolsonaro em 2018

Durante a entrevista, Marcos Coimbra voltou a minimizar o impacto do chamado "antipetismo" nas eleições de 2018. "Nas pesquisas, os que dizem não gostar do PT somam algo como 20%. Tem uma parte da intelligentsia conservadora brasileira que gosta de explicar 2018 como se fosse decorrência de algo que o eleitor quis. O antipetismo seria um sentimento do eleitor e Bolsonaro teria ganho porque as pessoas não gostam do PT. Com isso, você se poupa de discutir intervenção militar, manipulação do judiciário, mídia altamente dirigida, mercado financeiro com Bolsonaro... O resultado das eleições de 2018 é uma confluência disso", afirmou.

"Faltando 40 dias para as eleições, o Datafolha mostrou que Lula tinha 39% e Bolsonaro, 19%. Se dependesse do eleitor, mesmo preso, Lula teria passado para o segundo turno com o dobro de Bolsonaro e, provavelmente, teria vencido a eleição. Isso sugere que o antipetismo é algo muito menor do que a explicação do que aconteceu naquela eleição", completou Marcos Coimbra.

Assista ao Jornal da Fórum que contou com a presença de Marcos Coimbra, do Vox Populi:

https://www.youtube.com/watch?v=h0wcStNIG_I