Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 22h19

Em arquivos vazados, representante da Cambridge Analytica marca reunião no Consulado Britânico

A conversa teria como objetivo "coordenar as atividades" no Brasil

Foto: Reprodução

Entre os arquivos vazados por Brittany Kaiser, executiva da Cambridge Analytica (CA), está uma conversa em que ela articula uma reunião entre um representante da empresa, Mark Turnbull, e o Consulado Geral Britânico São Paulo durante visita do diretor ao Brasil. Segundo a troca de mensagens, entre os assuntos abordados estiveram questões de defesa e eleições.

“Estou escrevendo para apresentar meu diretor administrativo Mark Turnbull (copiado) do SCL Group, um grupo de comunicações estratégicas com sede em Londres, empresa que trabalha em eleições, projetos de defesa e marketing comercial globalmente”, diz a mensagem enviada por Kaiser no dia 25 de outubro de 2016. “Gostaríamos de coordenar nossas atividades regionais com o consulado e analisar os serviços da OMIS para a nossa próxima viagem”, completa.

Apesar da mensagem ter sido enviada um dia antes, a reunião foi prontamente marcada para o dia 26 de outubro com a consulesa-geral Joana Crellin.

Naquele ano, a Cambridge Analytica estava iniciando seus trabalhos no Brasil. Em julho, Pedro Vizeu-Pinheiro foi contratado oficialmente pela empresa como diretor do grupo SCL no Brasil. Pouco antes de assumir o posto, em maio, Vizeu-Pinheiro já conversava com um candidato à presidência em nome da empresa com vistas à 2018.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum