Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de julho de 2019, 12h21

Em carta a UNE, Lula destaca papel da juventude na luta “contra o atraso e a opressão”

O 57º Congresso da UNE renovou a direção da entidade e definiu Iago Montalvão, estudante de economia da USP, como presidente durante o próximo biênio

Iago Montalvão, presidente da UNE - Foto: Karla Boughoff/Cuca da UNE

Convidado pela União Nacional dos Estudantes para participar do 57º Congresso da UNE, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho, o ex-presidente Lula enviou uma carta exaltando a mobilização estudantil contra os cortes na educação e considerou que esse congresso teve uma importância histórica comparada ao da refundação da entidade, em 1979.

“Eu que já participei de tantos Congressos da UNE, sinto que este será tão importante como aquele de 40 anos atrás, quando uma outra geração de estudantes desafiou a ditadura para refundar o que haviam proibido. A geração de vocês tem o desafio de lutar contra o atraso, contra a opressão e contra a ignorância” disse Lula em trecho da carta.

O ex-presidente também destacou a importância de defender conquistas na área a educação. “Eles simplesmente não consideram que educação e o conhecimento são importantes para a vida de cada ser humano e para o país. Querem dominar pela ignorância, porque são ignorantes, além de individualistas. Não toleram a alegria e a liberdade que eles chamam de balbúrdia. Eles são a cara da tristeza e da opressão que desejam impor”, escreveu. “Vocês aprenderam que as pessoas e o país podem melhorar muito quando ampliamos o acesso à educação”, completou.

O 57º Congresso da UNE renovou a direção da entidade e definiu Iago Montalvão, estudante de economia da USP, como presidente durante o próximo biênio. Na plenária final, a UNE também anunciou o próximo “tsunami” da educação para o dia 13 de agosto.

Confira a íntegra da carta:

Querida Mariana, juventude querida do meu Brasil,

Fiquei muito feliz com o convite para participar do 57o. Congresso da UNE. É muito bom ser lembrado em momentos tão especiais, mesmo estando aqui onde estou, proibido há mais de um ano de ver de perto meus amigos e nosso povo. Que vontade de estar aí e sentir de perto a energia boa de vocês.

Antes de mais nada, quero dizer que que vocês me deram uma das maiores alegrias nesses tempos tão difíceis para o país. Fiquei emocionado ao saber que centenas de milhares de estudantes tomaram as ruas do Brasil nas jornadas de maio, para defender o que construímos juntos e que este governo quer destruir.

Eles simplesmente não consideram que educação e o conhecimento são importantes para a vida de cada ser humano e para o país. Querem dominar pela ignorância, porque são ignorantes, além de individualistas. Não toleram a alegria e a liberdade que eles chamam de balbúrdia. Eles são a cara da tristeza e da opressão que desejam impor.

Pelos jornais e pelos relatos que recebi, notei que foi intensa a participação de estudantes, inclusive de cidades do interior, naquelas manifestações tão bonitas. É o resultado do que nós plantamos, abrindo cursos universitários em mais de 170 cidades, criando as cotas, o Prouni, o Novo Fies; fazendo o que não foi feito pela educação em séculos.

Vocês me deixaram seguro de que o nosso legado está sendo muito bem defendido, com muita garra e muita consciência. Eu que já participei de tantos Congressos da UNE, sinto que este será tão importante como aquele de 40 anos atrás, quando uma outra geração de estudantes desafiou a ditadura para refundar o que haviam proibido.

A geração de vocês tem o desafio de lutar contra o atraso, contra a opressão e contra a ignorância. Vocês aprenderam que as pessoas e o país podem melhorar muito quando ampliamos o acesso à educação. E agora podem ensinar como é importante lutar para que todos e todas, sem exceção, tenham educação de qualidade.

Desejo de coração que façam um grande Congresso da UNE e que jamais desistam da alegria, da liberdade e da confiança no futuro que vocês estão construindo.

Viva a nossa UNE!

Viva a juventude do Brasil!

Viva a democracia!

Um abraço e um beijo do companheiro de sempre,

Luiz Inácio Lula da Silva”

Curitiba, 4 de julho de 2019


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags