Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de fevereiro de 2019, 20h12

Esquema laranjal: Filho de presidente do PSL foi contratado por 250 mil com recursos do fundo partidário

A Nox Entretenimentos se localiza em Jaboatão dos Guararapes (PE) e está registrada em nome de Cristiano de Petribu Bivar; contratação é alvo da Procuradoria Eleitoral de Pernambuco

Foto: Luís Macedo/Agência Câmara

Luciano Bivar (PE), deputado federal e presidente nacional do PSL, gastou R$ 250 mil originários do fundo eleitoral para contratar a empresa de um dos seus filhos durante as eleições de 2018, de acordo com informações de Fabio Serapião, Estado de S.Paulo.

A Nox Entretenimentos se localiza em Jaboatão dos Guararapes (PE), a 20 quilômetros do Recife, e está registrada em nome de Cristiano de Petribu Bivar. Foi o segundo maior gasto da campanha dele.

A contratação é alvo da Procuradoria Eleitoral de Pernambuco. Em parecer sobre a prestação de contas de Bivar, o procurador Francisco Machado Teixeira se posicionou pela aprovação com ressalvas. Ainda mencionou a necessidade de se investigar o possível “desvio de finalidade” no gasto destinado à empresa do filho de Bivar.

“Foram realizadas despesas com fornecedores de campanha que possuem relação de parentesco com o prestador de contas, o que pode indicar desvio de finalidade. O Ministério Público Eleitoral informa que extrairá cópia dos autos para investigação dos fatos”, diz o documento da Procuradoria Eleitoral.

À época da contratação, segundo a Justiça Eleitoral, era de responsabilidade do atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno. Ele presidiu o PSL durante o período da campanha eleitoral.

Outra empresa em que Cristiano Bivar é sócio, a Mitra Participações, aluga salas para o diretório do PSL no Recife.

Na prestação de contas de campanha, a empresa do filho do presidente do PSL aparece na segunda colocação entre as empresas que mais receberam.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum