Ex-chefe da Casa Civil de Cid Gomes é alvo de operação da PF

Operação investiga suposto conluio, entre 2008 e 2014, período do governo de Cid Gomes, entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários

Escrito en POLÍTICA el

O ex-secretário da Casa Civil do Governo Cid Gomes (2007-2015), Arialdo Pinho, é um dos alvos da Operação ‘Onzenário’, deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), para investigar suposto conluio, entre 2008 e 2014, entre agentes públicos estaduais, ex-gestores de instituições financeiras e empresários que teriam atuado no direcionamento ilícito de operações de crédito consignadas em folha dos servidores do governo do Ceará.

Arialdo teve os seus endereços vasculhados pela PF. Seu genro, empresário e contador, é alvo de mandado de prisão.

A investigação, segundo a PF, identificou “fluxo intenso de capitais obtidos de forma criminosa em prejuízo dos servidores públicos estaduais, através de investimentos, aquisições imobiliárias e simulação de aquisição de cotas de sociedade empresarial, em engenhoso esquema de corrupção e lavagem de capitais”.

A nota diz ainda que “os indícios apontam participação de um Secretário de Estado da Casa Civil do Estado do Ceará à época dos fatos em apuração. Há também indícios de atuação do genro desse Secretário de Estado à época, gestor de uma das empresas que movimentou mais de R$ 600 milhões nas operações de crédito sob investigação”.

O nome da operação, ‘Onzenário’, ‘remete a agiotagem ou cobrança extorsiva de juros’, de acordo com a PF.Com informações do Blog de Fausto Macedo