Flordelis diz que trocou voto em Arthur Lira por ajuda para não ser cassada

De acordo com ela, o atual presidente da Câmara prometeu olhar “com carinho” para o seu caso assim que assumisse

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ), acusada pelo Ministério Público do estado do Rio de Janeiro do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em 2019, afirmou em áudios enviados ao jornal EXTRA, que aliados de Arthur Lira (Progressistas-AL), como o deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ), prometeram que haveria “ajuda” no Conselho de Ética da Casa se ela votasse em Lira para presidente da Câmara.

Tanto Lira quanto Hugo Leal negam que tenham feito qualquer sinalização de benefícios para a deputada.

“Eles me ligaram do meu partido para que eu pudesse apoiar a eleição do Lira para presidente. Hugo Leal me deu a palavra dele de que me ajudaria nesse processo de cassação. Isso não está correto porque houve negociação. Negociação de emenda e acordos para que eles me ajudassem porque sabem que eu não cometi nenhuma quebra de decoro parlamentar”, afirma Flordelis.

Ela diz que, depois da conversa com Hugo Leal, recebeu um telefonema do próprio Lira, com quem também alega ter falado pessoalmente no encontro do Palácio Guanabara. De acordo com ela, o atual presidente da Câmara prometeu olhar “com carinho” para o seu caso assim que assumisse. Ela ainda reclama da falta de apoio do seu partido, o PSD, que a suspendeu em agosto do ano passado, logo após ter virado ré na Justiça.

“Eu fui a única mulher eleita do partido e eles me trataram como lixo, como nada. Iam me ajudar nesse processo de cassação e isso não está acontecendo. Pelo contrário, estão acelerando meu processo de cassação. Por que será que eles estão fazendo isso?”, questiona.

Procurado, Lira informou que esteve com Flordelis no Palácio Guanabara, mas que jamais tratou com ela do seu processo de cassação na Câmara. Hugo Leal informa que trabalhou para que toda a bancada do PSD fluminense votasse em Lira, mas que em nenhum momento propôs qualquer acordo para a deputada.

“É mentira. Nunca prometi nada a ela”, afirma Lira. “Não teve qualquer acordo com Flordelis”, completa Hugo Leal.

O parecer da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, que pede a cassação de Flordelis, será julgado pelo plenário da Casa nesta quarta-feira (11). A defesa da deputada entrou com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) nessa terça-feira para impedir a realização da sessão alegando irregularidades no processo que se encerrou em junho na comissão.

Com informações do EXTRA