Fórumcast #20
01 de outubro de 2018, 20h21

#FoiGolpeMilitarSim: Internautas respondem à declarações de Toffoli

O ministro do STF, após nomear um militar como seu assessor, falou em "movimento de 64" para se referir ao golpe que implantou uma ditadura no país; como resposta, internautas subiram a tag #FoiGolpeMilitarSim, que chegou aos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil

Foto: STF

As redes sociais reagiram rápido às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, no sentido de relativizar o golpe militar de 1964.  Em palestra no evento “30 anos da Constituição Federal de 1988”, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), nesta segunda-feira (1), o ministro disse que os militares serviram como uma ferramenta de intervenção que, em vez de funcionar como moderadores, optaram por ficar no poder.

Com isso, segundo ele, os militares se desgastaram com ambos os lados, direita e esquerda, que criticaram o governo militar. “Por isso, não me refiro nem a golpe nem a revolução de 64. Me refiro a movimento de 1964”, disse.

Internautas, então, subiram no Twitter a hashtag #FoiGolpeMilitarSim, em que explicitam as atrocidades da ditadura. A tag ganhou repercussão e chegou aos Trendig Topics do Twitter no Brasil.

Confira, abaixo, algumas das respostas.

Veja também:  Veja denuncia ataques à Floresta Amazônica do "Capitão Motosserra" Jair Bolsonaro

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum