Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de fevereiro de 2019, 12h16

Folha ignora Bolsonaro e dá prêmio de jornalismo à matéria sobre disparos de WhatsApp durante a campanha

Após a publicação, a jornalista recebeu agressões pelas redes sociais, num verdadeiro linchamento virtual promovido pela campanha de Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução

A jornalista Patrícia Campos Mello, venceu o Grande Prêmio Folha de Jornalismo 2018 com a reportagem “Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp”. Após a publicação da matéria, a jornalista recebeu agressões de todos os tipos pelas redes sociais, num verdadeiro linchamento virtual promovido pela campanha de Jair Bolsonaro, com a reverberação de seus filhos e eleitores.

Durante a campanha, o então candidato Bolsonaro moveu ação contra a jornalista, a quem dizia ser “claramente petista”. A ação era assinada, entre outros advogados, pelo então presidente nacional do PSL, Gustavo Bebbiano, Secretário-Geral da Presidência recém demitido do governo.

“A importância da matéria”, diz Mello, “foi revelar como são as campanhas de manipulação da opinião pública com fake news”. Reportagens subsequentes mostraram novos detalhes, como um contrato oferecido a um presidenciável para disparos em massa pelo serviço de mensagens.

Outros resultados foram o banimento das contas das agências citadas no texto e a abertura de três investigações. “As ameaças foram assustadoras, mas a solidariedade com meu trabalho de jornalista foi muito positiva”, avalia Mello.

Com o gesto de premiar a jornalista, a Folha de S.Paulo demonstra não dar importância às ameaças de Bolsonaro ao jornal, a quem o presidente classifica como veículo de “fake news” e diz que não dará verba de publicidade oficial.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum