Freixo aparece à frente para governador do Rio, diz pesquisa Exame/Ideia

Deputado do PSB aparece em empate técnico com o atual governador; Eduardo Paes está em terceiro

Marcelo Freixo (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

De acordo com a mais recente pesquisa Exame/Ideia para o governo do Rio de Janeiro, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece em empate técnico com o atual governador Cláudio Castro (PL), com 22% e 21% respectivamente.

Eduardo Paes (PSD) aparece com 16% das intenções de voto, apesar de ter uma gestão bem avaliada.

Cláudio Castro foi eleito na chapa como vice, ao lado de Wilson Witzel (PSC), afastado após um processo de impeachment em abril deste ano. O ex-governador venceu colando sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), mas logo que assumiu o poder, rompeu com o presidente após desavenças. Assim que assumiu o governo, Castro mostrou mais proximidade com Bolsonaro.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 2.000 pessoas entre os dias 23 e 26 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A margem de erro é de 1,85 ponto porcentual para mais ou para menos.

Paraná Pesquisas

Em levantamento feito em junho pelo Instituto Paraná Pesquisas, Freixo aparece à frente em todos os cenários ou em empate técnico na disputa para governador do Rio de Janeiro.

No primeiro cenário, Freixo aparece em empate técnico com o apresentador da TV Globo Luciano Huck. Huck fica com 21,3% enquanto Freixo está com 20,05%, seguidos por Martha Rocha (PDT) e o atual governador do Rio, Cláudio Castro (PL) com 13%.

No segundo cenário, Freixo tem 23,8% enquanto Martha Rocha aparece com 23,1%, seguida por Cláudio Castro, com 16,3%. Já no cenário com a participação do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), Freixo aparece com 23,5%; Cláudio Castro com 15,6%; Rodrigo Maia com 12,8%; seguido por Washington Reis, com 8% e Bernadinho, com 5,6%.

No quarto cenário, Freixo aparece disparado com 25,2%; seguido por Castro, com 16,7%; Washington Reis, com 8,8%; Rodrigo Neves com 7% e Bernardinho com 6%.

Em todos os cenários, no entanto, o índice de nulos e brancos ou dos que não sabem ou não responderam é mais alto do que o alcançado pelos candidatos.