"Fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história", diz Lula

"Eu tinha certeza que esse dia chegaria. E ele chegou", afirmou o ex-presidente em sua primeira entrevista após Fachin anular condenações da Lava Jato

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em sua primeira declaração à imprensa após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir anular as condenações da Lava Jato, o ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (10) que foi vítima "da maior mentira jurídica" e se comparou à história de um escravo condenado a levar 100 chibatadas.

"Se tem um cidadão que tem razão de estar magoado com as chibatadas, sou eu. Eu sei que eu fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história. Eu sei que a minha mulher, a Marisa, morreu por conta da pressão e o AVC se apressou. Eu fui proibido até de visitar o meu irmão dentro de um caixão", disse o ex-presidente.

"Eu tinha tanta consciência do que estava acontecendo no Brasil, que eu sabia que esse dia chegaria. E ele chegou", completou o petista.

Em seguida, Lula lamentou as quase 270 mil mortes por Covid-19 no país e prestou homenagem às vítimas da doença.

"Esta dor que a sociedade brasileira me faz dizer para vocês: a dor que eu sinto não é nada diante da dor que sofre quase 270 mil pessoas que viram seus entes queridos morrer. Seus pais suas avós, suas mães, e sequer puderem se despedir dessa gente", disse Lula.

"Quero prestar minha homenagem às vítimas e familiares das vítimas do Coronavírus. Aos profissionais de saúde, aos heróis e heroínas do SUS, que foram descredenciados. E quando veio o coronavírus, se não fosse o SUS teria morrido muito mais gente que já morreu", completou.

Na segunda-feira (8), o ministro do STF, Edson Fachin, decidiu anular todos os processos da Lava Jato contra Lula. Fachin atendeu a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente que dizia que alegava incompetência de Curitiba para o julgamento dos casos do Triplex do Guarujá, do Sítio de Atibaia e da Instituto Lula.

Na decisão, o ministro declara a “incompetência da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba para o processo e julgamento das Ações Penais” de Atibaia, Guarujá e do Instituto Lula.

Com isso, esses processos vão para o Distrito Federal e voltarão para a estaca zero. No DF, Lula não foi condenado em nenhum processo.

Confira a entrevista ao vivo:

https://www.youtube.com/watch?v=UxgqGNXBk3c