O que o brasileiro pensa?
16 de julho de 2020, 07h23

Gilmar Mendes alerta Bolsonaro sobre risco de julgamento no Tribunal de Haia por ações na pandemia

Conversa ocorre em meio às críticas do ministro à atuação "genocida" de militares no Ministério da Saúde

Reprodução/Twitter

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, alertou o presidente Jair Bolsonaro, durante conversa telefônica na segunda-feira (13), sobre o risco do ex-capitão ser levado ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, por sua gestão da pandemia.

A conversa ocorreu em meio ao embate entre o ministro e militares que ocupam postos-chave no Ministério da Saúde. Mendes declarou no final de semana que o Exército está se associando a um “genocídio”, em referência aos mais de 75 mil mortos pela pandemia no Brasil.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o presidente adotou um tom apaziguador na conversa e disse saber das reclamações à quantidade de militares no ministério – ao menos 24, sendo 15 da ativa – e o fato do chefe da pasta, Eduardo Pazuello, ser um general da ativa.

No começo de junho, o Tribunal de Haia informou que iniciaria a análise de uma denúncia protocolada pelo PDT contra Bolsonaro. Na denúncia, o partido acusa o presidente de crime contra a humanidade por conta de sua postura negligente no combate à pandemia do coronavírus.

O partido também enumerou situações em que o presidente minimizou a Covid-19 e se colocou contra as recomendações de especialistas para a diminuição do contágio, como as medidas de isolamento social.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum