Governadores e secretários de Segurança temem apoio das PMs a Bolsonaro

Indícios do apoio da corporação ao fascismo ocorrem em várias partes do país, entre eles o vídeo do deputado Daniel Silveira onde um PM diz que vai queimar uma bandeira escrito “Democracia”

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Exército Brasileiro pode não estar fechado com o golpe que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) insinua diariamente, mas, já com relação às Polícias Militares, ninguém consegue garantir o mesmo. Vários governadores e autoridades estaduais de Segurança revelaram à Coluna do Estadão grande preocupação com o alinhamento de Bolsonaro com as PMs.

Durante os protestos de domingo (31), policiais exaltaram a truculência dispensada aos manifestantes contrários a Bolsonaro. Há um grande temor quanto a um “poder paralelo” nos Estados. Em São Paulo, onde João Doria já sofria com a base da PM antes da crise, o clima está pesado.

O vídeo gravado pelo deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), no qual um policial diz que mandou queimar a faixa pró-democracia no ato do Rio, representa, segundo um conhecedor da polícia, a síntese do sentimento nas tropas. O deputado é o mesmo que quebrou a placa da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018.

No vídeo, um PM do 19º BPM (Copacabana) diz que mandou colegas queimarem uma bandeira com os dizeres Democracia Rubro-Negra, de torcedores do Flamengo, durante a manifestação de domingo, na Orla da Zona Sul do Rio.

Nas imagens, é possível ver um cordão de isolamento entre os manifestantes e os policiais. Daniel Silveira pede ao PM para "pegar um", se referindo ao grupo de torcedores. Para contê-lo, o agente diz que outros militares estão próximos a eles e que já mandou "eles ir (sic) lá queimar aquela bandeira". Veja abaixo:

https://twitter.com/mmarthabr/status/1267165880775069697?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1267165880775069697&ref_url=https%3A%2F%2Fodia.ig.com.br%2Frio-de-janeiro%2F2020%2F06%2F5926419-video--incitado-por-deputado-do-psl--pm-diz-que-mandou-colega-queimar-bandeira-de-manifestacao.html