Governo Bolsonaro tem estudo sigiloso para acabar com a Fundação Casa de Rui Barbosa

Depois de colocar uma afilhada política de Marco Feliciano no comando da entidade, o governo estuda acabar com Casa de Rui

Foto: Facebook
Escrito en POLÍTICA el

Em segredo, o governo do presidente Jair Bolsonaro tem realizado, desde o ano passado, um estudo sobre a extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil. A ideia é transformar o local em um museu.

Segundo reportagem de Jan Niklas, do O Globo, o projeto - revelado pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha - foi elaborado na gestão de Osmar Terra no Ministério da Cidadania, quando a Secretaria Especial de Cultura ainda era ligada a pasta. A proposta segue em análise pelo Instituto Brasileiro de Museus.

Segundo a reportagem, os documentos do processo só tramitam entre a presidência do Ibram e a Procuradoria do órgão. Servidores de outros setores não tem acesso.

A atual presidenta da Fundação, Letícia Dornelles, negou a possibilidade de extinção. "É um absurdo. De imediato, solicitei ao ministro da Cidadania que parasse com o trâmite, arquivasse o estudo e valorizasse a Fundação", declarou.

Dornelles chegou ao posto após a demissão do núcleo considerado a alma da Casa Rui. A diretora é autora da minissérie do SBT "Minha vida é uma novela" e afilhada política do pastor Marco Feliciano.

A Casa de Ruy Barbosa

A Fundação Casa de Rui Barbosa tem como finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino cumprindo-lhe, especialmente, a divulgação e o culto da obra e da vida de Rui Barbosa.

A Fundação oferece espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional.

Mantém atividades relacionadas à preservação e divulgação do legado de Rui Barbosa e à formação, conservação e difusão de acervos bibliográficos, documentais e arquitetônicos, com o apoio de laboratórios técnicos.