Força Aérea diz que Globo distorce fatos sobre perseguição a filiados do PT

Em nota, FAB diz que em 2020, 908 militares estavam filiados em 29 partidos. Neste ano, foram encontrados 221 registros em 26 siglas. Força é comandada pelo tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, que é acusado de "transgressão disciplinar" pela militância pró-Bolsonaro nas redes

Jair Bolsonaro e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior (Foto: José Dias/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Em nota divulgada nas redes sociais, a Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou que o jornal O Globo "distorce os fatos" ao informar que militares filiados ao PT - e só ao PT - viraram alvo de perseguição na força, que é comandada pelo tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, que é acusado de "transgressão disciplinar" pela militância pró Jair Bolsonaro (Sem partido) nas redes.

Transgressão: comandante da FAB é alvo de representação por militância política nas redes

"O conteúdo publicado na coluna do jornal O Globo busca distorcer os fatos, na medida em que sugere que apenas militares filiados a um determinado partido político foram orientados - o que contraria integralmente a informação passada pela assessoria da FAB diante do questionamento da colunista, a qual deixava claro que não houve direcionamento a siglas partidárias específicas. Assim a jornalista utiliza como base apenas três (03) casos aos quais supostamente teve acesso para chegar a uma generalização equivocada", diz a nota.

Segundo a FAB, os levantamentos de filiações partidárias são feitos periodicamente e enviadas aos comandos setoriais para "os procedimentos administrativos cabíveis".

"A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 142, parágrafo 3º, inciso V que 'o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos".

De acordo com a nota, em 2020 foram encontradas 908 filiações (aproximadamente 1,3% do efetivo da Força) em 29 partidos. Em 2021 foram 221 registros em 26 siglas.

Leia a nota na íntegra

https://twitter.com/fab_oficial/status/1445708272518918144