Antivax: Bolsonaro propaga vídeo com ataques à vacinação contra o coronavírus nas redes

Às 9h20, Bolsonaro publicou vídeo negacionista em comentário a um tuite do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que não fazia menção alguma ao assunto.

Jair Bolsonaro durante discurso na Fiesp (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Escrito en POLÍTICA el

Em sua saga antivax, Jair Bolsonaro (PL) compartilhou às 9h20 desta quinta-feira (16) um vídeo em que um homem ataca a vacinação contra a Covid-19 em um tuite do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Na publicação, o ministro não toca no assunto de vacinas e está apenas divulgando questões de sua pasta relacionadas ao novo marco legal das ferrovias. Mesmo assim, Bolsonaro compartilhou o vídeo como comentário do tuite.

"Você associou, estou vacinado, estou imunizado, estou imune. Não vou pegar mais aquela doença. E com esse psicológico ai, todo mundo foi induzido a tomar essa porcaria [vacina contra a Covid-19] porque achou que estaria imune. Resultado: os que se vacinaram estão passando a doença e não estão imunes. Tem muita gente morrendo e morrendo em outras causas adversas (SIC) que estão dando nome de variante ômicron e qualquer outra coisa", diz o homem, comparando com a vacina da poliomielite, sarampo e rubéola.

No vídeo, o homem ignora o fato que a maioria dos contaminados que estão em estado grave são justamente os negacionistas que não tomaram a vacina.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1471455103441936389

“Tomei cloroquina e se me contaminar de novo, tomo outra vez”

Após surgimente do variante ômicron e da necessidade se impor o passaporte da vacina na fronteira - aprovada pelo STF nesta quarta-feira (15) - Bolsonaro retomou seu discurso negacionista sobre a vacina contra a Covid-19.

No último sábado (11), o presidente disse que tomará cloroquina novamente caso volte a contrair a doença.

“Eu tomei hidroxicloroquina e se me contaminar de novo, tomo outra vez. Não só eu, milhares de pessoas fizeram a mesma coisa. Quem já tomou vacina pode se reinfectar? Pode”, disse Bolsonaro que não tomou nenhum imunizante.

Em mais um ataque à vacinação, Bolsonaro afirmou que o deputado federal Hélio Lopes (PSL-RJ) estaria internado com embolia por efeitos colaterais da vacina.

O fato, no entanto, foi negado pelo próprio deputado aliado, que disse ter sido internado com embolia, mas que as causas ainda estavam sendo investigadas quando indagado por apoiadores no Twitter.