Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de julho de 2019, 23h10

Governo volta atrás sobre liberar FGTS

Medida foi tomada após pressão do setor da construção civil

Bolsonaro e Onyx Lorenzoni (Foto:Agência Brasil)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o anúncio sobre a liberação para saques do FGTS seria feito nesta quinta-feira (18) pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Porém, houve um recuo do governo por conta da pressão feita por representantes da Câmara Brasileira da Indústria e Construção.

De acordo com os empresários o governo não poderia liberar os saques sem antes consultar o Ministério da Economia sobre as mudanças. O setor tem medo que essa medida do Planalto prejudique ainda mais o setor que está em crise há algum tempo. O FGTS costumar movimentar cerca de R$ 100 bilhões e se o governo colocasse em ação o plano de saque neste momento, aproximadamente de 30% desse valor, o financiamento de imóveis poderia ser comprometido.

Leia também
Governo Bolsonaro quer acabar com liberação de FGTS em demissão sem justa causa

Lorenzoni garante que a proposta para o FGTS está em fase sendo debatida pela equipe econômica e que foi decidido adiar o anúncio após reunião da Junta de Execução Orçamentária. Onyx prometeu que a medida que será anunciada não vai atrapalhar o uso do fundo para o financiamento habitacional.

Quem fez sérias críticas às atitudes do governo federal foi o economista e professor da Unicamp, Márcio Pochmann. “Mediocridade na análise econômica midiática esconde efeito perverso da liberação de saques do FGTS que descapitaliza a maior fonte de financiamento da habitação e infraestrutura urbana, cuja queda líquida desde 2015 torna negativo o seu saldo em 2019 e limita a geração de emprego”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum