Greenpeace provoca Ciro Gomes nas redes: "orgulhoso de seu partido?"

Ambientalistas cobraram presidenciável pelo voto do PDT em favor da urgência na aprovação do PL da Grilagem. Se passar, mudança facilitará roubo de terras públicas, aumentando tensão no campo

Ciro Gomes (Foto: Reprodução/YouTube)
Escrito en POLÍTICA el

O grupo ambientalista Greenpeace fez uma postagem no Twitter provocando o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) nesta quarta-feira (14). O tuíte fazia referência a uma mensagem de Ciro, do ano passado, na qual o sempre candidato à Presidência dizia ter orgulho de seu partido, o PDT, por ter votada pela retirada da pauta da MP 910, na qual, segundo palavras de Ciro, “o genocida Bolsonaro legalizava a grilagem de terras inclusive e especialmente nas áreas sensíveis da Amazônia.

A provocação do Greenpeace foi motivada pelo voto favorável da bancado do PDT, na terça-feira (13), à urgência da PL da Grilagem, que segundo os ambientalistas quer legalizar o roubo de terras públicas, aumentando a devastação dos biomas e os conflitos fundiários.

“Oi, @cirogomes. Ontem seu partido @PDTnaCamara votou a favor da urgência do PL da Grilagem, que quer legalizar o roubo de terras públicas, aumentando o desmatamento na Amazônia e conflitos no campo. Você continua orgulhoso de seu partido, um ano depois? #GrilagemNão”, diz a íntegra da mensagem deixada na rede.

Ciro Gomes, até o momento, não respondeu aos questionamentos do Greenpeace. Na postagem, internautas cobraram uma posição do líder pedetista, já que a postura da bancada do partido na votação do tema contraria aquilo que havia sido prometido por ele e pela sigla.

https://twitter.com/GreenpeaceBR/status/1415331331375050754

PL da Grilagem e o apoio de Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), definiu recentemente as pautas que serão prioritárias pelos próximos dias na Casa. Entre os projetos de lei está o 2633/20, chamado de PL da Grilagem. O projeto trata da regularização fundiária das ocupações em terras da União ou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O PL 2633 é de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), e relatoria do deputado Marcelo Ramos (PL/AM) e foi apresentado após a Medida Provisória 910, conhecida como MP da Grilagem, ter caducado no dia 19 de maio do ano passado, depois de protestos e disputas entre a bancada ambientalista e a do agronegócio na Câmara.

Leia matéria completa sobre o PL da Grilagem aqui.