Guedes propõe compra de ações de empresas aéreas durante pandemia para ajudar empresários

Enquanto planeja vender a Infraero, o ministro pretende investir em companhias de aviação

Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto defende as privatizações de 20 empresas estatais como forma de enfrentar a crise provocada pela pandemia do coroanvírus, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na terça-feira (19) que estuda comprar ações de companhias aéreas para que elas não quebrem.

“É dinheiro público. Vamos botar um dinheiro lá, vamos comprar um pedaço da empresa. E lá na frente, quando a empresa estiver recuperada, vamos ver que ganhamos dinheiro para preservar as companhias aéreas", disse durante reunião com empresários, segundo a Folha.

A medida parece ir na contramão do discurso privatista do ministro, que tenta convencer o presidente Jair Bolsonaro e o centrão a bancar um projeto de desestatização de empresas públicas diante da pandemia. A ideia contraria o Programa Pró-Brasil, defendido pela ala militar.

Entre as estatais presentes em plano lançado pelo secretário de “Desestatização” do governo Jair Bolsonaro, o bilionário Salim Mattar, está a Infraero, empresa responsável pelo controle da operação de aeroportos.