Hacker de Araraquara diz que entregou arquivos de forma anônima e sem pagamento para Glenn

Confissão foi feita em depoimento na Polícia Federal

Walter Delgatti Neto, preso na última terça-feira, suspeito de ter hackeado contas do Telegram de procuradores da Lava Jato e do ministro da Justiça, Sérgio Moro, confirmou que enviou as mensagens hackeadas para o The Intercept de forma anônima, voluntária e sem nenhuma cobrança financeira por isso. Os contatos foram feitos de forma virtual com o fundador e editor do site, Gleen Greenwald, através do Telegram.

As conversas com o jornalista ocorreram após o ataque ter sido feito nos aparelhos celulares dos membros do Ministério Público Federal. A motivação para a invasão das contas, segundo Delgatti, foi a insatisfação pessoal com os rumos que a operação Lava Jato tinha tomado.

Gleen Greenwald afirmou em seu Twitter nesta quinta-feira que reconhece os contatos e a versão dada pelo hacker para os policias federais.

“Dada essa informação nova e verdadeira, a única maneira pela qual Bolsonaro e Sergio Moro podem criminalizar nosso jornalismo é se renunciarem a qualquer pretensão de que o Brasil ainda é uma democracia. Em nenhuma democracia está denunciando um crime”, postou.

A Polícia Federal agora tenta saber se Delgatti realmente agiu de de espontânea vontade e sem cobrar. Segundo investigadores, não há provas que ocorreram pagamentos em troca do material.

Com informações da Folha

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR