Heinze diz que "espera ser chamado" nos EUA para defender cloroquina

O senador bolsonarista negou que tenha feito lobby em favor da Precisa Medicamentos

Luis Carlos Heinze - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Não satisfeito em usar a CPI do Genocídio para disseminar informações falsas sobre medicações que não possuem eficácia comprovada contra a Covid-19, o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) disse que está no aguardo de um convite do Senado dos Estados Unidos para defender o uso - ineficaz - da cloroquina e da hidroxicloroquina contra a Covid-19. Heinze integra a tropa de choque do presidente Jair Bolsonaro na CPI.

Durante sessão realizada nesta quarta-feira, o parlamentar usou o tempo para negar que tenha feito lobby em favor da Precisa Medicamentos. De acordo com reportagem de Constança Rezende e Vinicius Sassine na Folha, Heinze prospectou possibilidades de atuação da Precisa em parceria com grandes indústrias do setor animal para produção da Covaxin. O senador teria agido pouco antes de o escândalo da Covaxin vir à tona e três meses antes da existência de uma lei que permitiu a atuação de indústrias de vacinas veterinárias no ramo de imunizantes para Covid-19.

"Ao contrário do que diz a reportagem, de que tenho exercido lobby junto aos laboratórios, meu único trabalho foi facilitar a comunicação de fabricantes internacionais de imunizantes e potenciais agentes nacionais", afirmou.

Segundo ele, essa notícia é uma tentativa das "Big Pharma" de tentar "calá-lo". "Esta chamada big pharma não me calará em cima dos tratamentos. Não falo sem conhecimento de causa. Não é fake news. Inúmeros trabalhos com ivermectina, também da mesma forma. Portanto, eles não irão me calar, porque o interesse é outro. O interesse é da big pharma", teorizou.

Nesse sentido, Heinze voltou a criticar pesquisadores de Manaus que demonstraram que a cloroquina não funciona e comentou sobre o possível convite no Senado dos EUA.

"Este interesse está sendo demonstrado no trabalho que o Senado norte-americano está fazendo no chamado caso Fauci. Tenho ligações com eles. Já recebi material e estou esperando para ser chamado aos Estados Unidos, onde vou debater esse tema", disse.

Assista a trecho da fala de Heinze na CPI:

https://twitter.com/Metropoles/status/1428067811448983556

Com informações do Metrópoles e do Senado Federal