quarta-feira, 23 set 2020
Publicidade

Hospedado no R7, do grupo Record, site E-farsas usa fake news em comentário sobre notícia da Fórum

Hospedado no site R7, do grupo Record do bispo Edir Macedo, que cultiva estreita ligação com Jair Bolsonaro (PSL) desde a campanha eleitoral, o site E-Farsas, que diz “acabar com fake news desde 2002”, usou fake news neste domingo (3) para comentar a reportagem da Fórum que mostra que um policial federal estava usando um logotipo da “Miami Police – S.W.A.T.” no uniforme durante escolta do ex-presidente Lula no velório do neto.

Embora a reportagem em nenhum momento diga que o policial era da “Swat”, o site e-farsas, em nota de autoria do colaborador Marco Faustino, cria especulação com o título: “O ex-presidente Lula foi escoltado por um agente norte-americano da SWAT?”.

A própria nota do E-farsas, que é atribuído ao analista de sistemas Gilmar Henrique Lopes, diz que o “site da “Revista Fórum”, por exemplo, publicou um texto intitulado ‘Policial que escoltou Lula usa símbolo da ‘Miami Police – S.W.A.T.’’ alegando, ipsis litteris: ‘o escudo pode representar que, ou o policial fez algum tipo de treinamento nos Estados Unidos, ou a S.W.A.T. já conta com membros atuando no Brasil’.

Como o próprio site hospedado no R7 diz, a Fórum não disse que o policial é da Swat. Na publicação, é ressaltado ainda que “interessante deixar registrado, que a redação da “Revista Fórum” alegou ter entrado em contato com a sede da Polícia Federal, em Brasília, para esclarecer o caso. De acordo com a “Revista Fórum”, em todas as tentativas, uma gravação dizia que a PF atendia fora do horário comercial, em sistema de plantão. No entanto, ao transferir, ninguém teria atendido à ligação”.

A Fórum entrou em contato pelas redes sociais com o E-farsas – que não disponibiliza e-mail ou telefone de contato – pedindo retratação da nota, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Leia a reportagem da Fórum na íntegra: Policial com distintivo da Swat que escoltou Lula estaria com Bolsonaro durante facada em MG

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.