Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
15 de fevereiro de 2019, 16h10

Hospital das Forças Armadas, mantido pelo governo, vai bancar cirurgia de Bolsonaro

A unidade pertencente ao Ministério da Defesa será responsável pelo pagamento da internação do presidente no Albert Einstein, em São Paulo; o valor não foi divulgado

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pela primeira vez, o Hospital das Forças Armadas (HFA), mantido pelo governo federal, vai utilizar recursos para bancar o tratamento de um presidente em uma instituição externa, de acordo com informações de Joelmir Tavares e Talita Fernandes, da Folha de S.Paulo.

Segundo informações da presidência, a unidade pertencente ao Ministério da Defesa será responsável pelo pagamento da internação dele no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O valor não foi divulgado.

O HFA disse à Folha que o fato é inédito. “Não foi possível encontrar algum registro de que o HFA tenha sido demandado para atender alguma despesa desse gênero pela Presidência da República. Esta é a primeira vez”, afirma, em nota.

Outro fato a ser registrado é que Bolsonaro não foi encaminhado ao Einstein por médicos do HFA. Ele deu entrada diretamente no hospital em São Paulo, como um paciente comum.

“No caso, trata-se de uma excepcionalidade, pois é a continuação de um tratamento de urgência já iniciado no Albert Einstein”, afirma o HFA.

Sem convênio

O HFA não possui convênio com o Albert Einstein. O Ministério da Defesa declara que “há um relacionamento institucional” entre as duas unidades, que não informam sobre valores e pagamentos.

“Existe um convênio da Presidência da República com as Forças Armadas e será por meio deste convênio que será efetivado o pagamento ao hospital Albert Einstein”, disse o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum