Inquérito Bolsonaro: Ministro altera depoimento e defesa de Moro protesta

Trecho de depoimento de Luiz Eduardo Ramos que contrariava declarações públicas de Bolsonaro foi modificado

Luiz Eduardo Ramos e Bolsonaro - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro, solicitou a alteração em dois trechos do depoimento que prestou à Polícia Federal em razão do inquérito aberto contra o presidente.

Onde Ramos afirmava de forma taxativa que "não foi mencionado pelo presidente [Bolsonaro] que se não pudesse trocar o diretor-geral da Polícia Federal ou o superintendente da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro ele trocaria o próprio ministro" e que "na presença do depoente [Ramos] isso não foi dito na reunião do dia 22 de abril ou em qualquer outro momento", o texto foi suavizado.

O depoimento do ministro agora diz que ele "não se recorda se foi mencionado pelo presidente" e que "não se lembra" se isso já foi dito em sua presença. A primeira versão contrariava declarações ditas publicamente pelo próprios presidente.

"Agora há uma onda terrível sobre superintendência. Onze foram trocados e ninguém falou nada. Sugiro o cara de um estado para ir para lá, 'está interferindo'. Espera aí. Se eu não posso trocar o superintendente, eu vou trocar o diretor-geral. Aí é... Não se discute isso aí", disse Bolsonaro em agosto de 2019 ao comentar sobre a saída de Ricardo Saadi da PF do Rio de Janeiro.

Os advogados do ex-ministro Sérgio Moro defenderam que o texto original fosse mantido porque, segundo eles, "a modificação posterior operada no corpo do texto configura uma alteração material". A correção, no entanto, foi feita.

Com informações do colunista Rubens Valente, do Uol