Fórumcast, o podcast da Fórum
08 de outubro de 2019, 20h47

Jean Wyllys abre mão de prêmio de Direitos Humanos na Europa por Marielle e Raoni

"Pedi que retirassem minha candidatura em favor dele [Raoni]", contou Jean que havia sido indicado ao Prêmio Sakharov junto com Marielle Franco

Foto: Reprodução/Instagram Jean Wyllys

O ex-deputado federal Jean Wyllys fez uma postagem nesta terça-feira (8) anunciando que abriu mão do Prêmio Sakharov, no qual foi indicado junto a Marielle Franco, brutalmente assassinada em março de 2018, pela bancada dos Verdes no Parlamento Europeu. Jean disse que tomou a medida com o objetivo de garantir que o cacique Raoni seja agraciado com a honraria junto de Marielle, in memoriam.

“Ao ver o que Bolsonaro fez com Raoni na conferência da ONU, imediatamente procurei a bancada dos Verdes do Parlamento Europeu, que haviam me indicado, junto com Marielle, ao Prêmio Sakharov e pedi que retirassem minha candidatura em favor dele. Os Verdes relutaram; queriam manter minha candidatura por causa da representatividade LGBTQ+, mas, ao fim, compreenderam minhas razões e atenderam ao meu pedido, retirando minha indicação e mantendo apenas a candidatura de Marielle Franco, agora junto com a de Raoni”, contou Wyllys.

Ele relata também que recebeu nesta terça-feira uma carta do ex-presidente Lula em apoio à candidatura conjunta dele com Marielle, e que ficou bastante emocionado. “Hoje soube, porém, e caí num choro de emoção por causa disso, que, sabendo de minha indicação ao prêmio junto com Marielle Franco, Lula escreveu, da prisão, uma carta em apoio à iniciativa. Vejam abaixo. Lula é admirável demais!”, disse.

O ex-congressista agredeceu aos apoios que recebeu desde a indicação, mas afirmou que agora fará campanha por Marielle e Raoni. “Estou feliz de agora poder fazer campanha para que Marielle Franco (em memória) e Raoni recebam o Prêmio Sakharov do Parlamento Europeu. Será uma bela resposta do mundo democrático e antirracista aos tiranos que ascenderam. Axé!”, finalizou.

Ao ver o que Bolsonaro fez com Raoni na conferência da ONU, imediatamente procurei a bancada dos Verdes do Parlamento…

Publicado por Jean Wyllys em Terça-feira, 8 de outubro de 2019


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum