#Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de outubro de 2019, 21h09

Jornal Nacional faz exaltação para aprovação da reforma da Previdência no Senado

Com repórter ao vivo no Plenário, telejornal da Rede Globo afirmou que mudança nas aposentadorias é essencial para mercado financeiro

Foto: Pedro França/Agência Senado

A edição desta terça-feira (22) do Jornal Nacional, principal telejornal da Rede Globo, abriu dando destaque para a aprovação, em segundo turno, da reforma da Previdência no Senado. Tanto os apresentadores, como os repórteres, exaltaram o texto enviado pelo Palácio do Planalto. Porém, o programa não explicou como essa mudança nas aposentadorias afetará os trabalhadores e a população mais pobre.

O JN mostrou os tópicos que alteram a idade mínima para aposentadoria no serviço público e privado, além das especificidades dos professores. A reportagem ressaltou que o país fará uma economia de R$ 800 bilhões com a medida.

A matéria deu um grande espaço para a fala do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre a aprovação da reforma. “Eu poderia falar tudo o que nós vivemos para chegarmos até aqui, mas a palavra que pode resumir todo o esforço é compromisso do Parlamento brasileiro, compromisso do Congresso Nacional com a pauta do país”, afirmou o Alcolumbre.

Ironicamente, na reportagem seguinte, sobre os protestos que ocorrem no Chile, o JN citou que uma das motivações são os baixos valores pagos nas aposentadorias do país. Umas das inspirações do ministro da Economia, Paulo Guedes, para a reforma aprovada nesta terça é o modelo chileno, que, como as ruas de Santiago mostram, entrou em colapso.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum