Fórumcast #20
20 de julho de 2019, 07h27

Jornalista da CBN chama Bolsonaro de racista, ignorante, mentiroso, autoritário, persecutório, mal-educado e despreparado

O comentário foi feito na conta pessoal do Twitter do jornalista onde ele diz que normalizar absurdos é o que faz as democracias morrerem

Foto: Rogério Melo/PR

O jornalista Kennedy Alencar, que já passou por inúmeras emissoras de rádio e televisão e atualmente faz comentários de política na rádio CBN, não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (20).

Em sua conta do Twitter, Alencar chamou o capitão da reserva de “racista, ignorante, mentiroso, autoritário, persecutório, mal-educado e despreparado”.

“Chamar de ‘polêmicas’ ou de ‘críticas’ está ficando insustentável. Normalizar absurdos é como as democracias morrem”, completou o jornalista.

A postagem veio como um resumo do comentário feito pelo jornalista ao vivo na rádio CBN na última quarta-feira (20). Na ocasião, muitos internautas e ouvintes interpretaram a análise de Alencar como um “desabafo”. Pouco antes do tweet, o jornalista publicou um texto em seu blog de complemento ao comentário na rádio.

Veja também:  Não há vacina contra o ódio

No texto, Alencar explicita as razões pelas quais decidiu classificar Bolsonaro com os adjetivos destacados em sua postagem. Ele cita, como exemplo, situações recentes que mostram como o presidente estimula, através de suas falas e declarações, ataques contra a imprensa, destacando o fato de a jornalista Miriam Leitão ter sido vetada de uma festa literária após ataques de bolsonaristas ou ainda o ataque feito por apoiadores do governo a um evento literário com o jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, em Paraty (RJ).

“Os episódios que envolveram Miriam, Abranches e Greenwald são absurdos e inaceitáveis numa democracia plena”, comentou Alencar, que ainda foi além e citou o ministro Sérgio Moro que, segundo ele, usa o cargo para tentar “intimidar jornalistas”.

“É preciso ter força para lutar contra a normalização dessas atitudes absurdas. Que a imprensa não se engane. Ela é um dos alvos principais desses demagogos e autocratas que chegaram ao poder no Brasil”, analisou.

Leia a postagem completa aqui.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum