Judeus contestam homenagem a Crivella

Manifesto repudia medalha que Federação Israelista concede ao prefeito do Rio nesta quarta-feira (4)

Marcelo Crivella, com Bolsonaro e Wilson Witzel (Reprodução )
Escrito en POLÍTICA el

Um grupo de ativistas democratas da comunidade judaica do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira (2) um manifesto contrário à homenagem que o prefeito Marcelo Crivella receberá na próxima quarta-feira (4). O prefeito carioca e bispo da Igreja Universal receberá uma medalha de “amigo da Federação Israelita do Estado Rio de Janeiro”.

Os apoiadores do Manifesto acreditam que o atual mandatário além de não ter avançado na resolução dos problemas da cidade enfraquece a laicidade do Estado.

Defendem que para ter a amizade da comunidade judaica, Crivella deve atuar pelo direito à vida e defender a diversidade, contrapondo-se às ameaças fascistas.

Leia a íntegra do Manifesto:

AO ENTREGAR MEDALHA A CRIVELLA, FEDERAÇÃO ISRAELITA DO RIO IGNORA A MAIORIA DOS JUDEUS

Recebemos com misto de surpresa e indignação a notícia que a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) entregará nesta quarta-feira (4/3) uma "medalha de amigo da instituição" ao prefeito Marcelo Crivella.

Afinal, muitos de nós na comunidade judaica percebem que a atual gestão municipal teve como principal característica o loteamento de cargos com base na filiação religiosa do mandatário, o que fragilizou o princípio de Estado laico na Constituição, além de ter resultado em incompetências para resolver os problemas da cidade.

A comunidade no Rio de Janeiro é majoritariamente usuária do transporte público precário, como estão as linhas de BRT, e da saúde básica, que se encontra em vias de sucateamento. Muitos de nós dependem de vagas em creches, de boas escolas, e não encontram. Não conseguimos compreender como, em um cenário como este, o responsável pela crise poderia ser premiado com uma medalha por sua amizade conosco.

Não estamos alheios aos problemas do Rio de Janeiro, e também somos afetados pelos desmandos e ausências de políticas públicas.

À proposta da FIERJ de homenagear o atual prefeito, contrapomos o nosso entendimento de que comprometer-se e verdadeiramente com os judeus é atuar pelo direito à vida e à diversidade, repudiando as ameaças fascistas todas, inclusive a outras religiões. Isto é que é condizente com os valores judaicos - e capaz, portanto, de justificar a expressão da nossa amizade. Nunca o contrário.

De nossa parte, Crivella poderá encontrar uma parcela expressiva dos judeus no Rio que não abre mão de seus direitos e que não é facilmente seduzida por 'selfies' e declarações vazias. Se quiser se tornar merecedor de algum tipo de medalha nossa, o prefeito deverá apresentar trabalho coerente com as necessidades dos cariocas, em vez de eventos pomposos e coquetéis para convidados VIP.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2020

(Ana Sara Korenchendler, Maurício Korenchendler, Rodrigo Veloso, Márcia Niskier, Silvio Mauro, Tania Niskier, Douglas Naegele, Eduardo Pinho Leite, Nélio Galsky, Mauro Band, Kissel Goldblum, Yuri Jacob Lumer)