Lula à Fórum: “Não podemos ter medo de chamar o povo para decidir seu futuro”

Lula lembrou o sucesso do Orçamento Participativo lançado pelo PT na década de 80. Ele ressaltou ainda a importância de ouvir a todos, inclusive a juventude

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista exclusiva para o programam Fórum Onze e Meia, nesta sexta-feira (04), que os novos governos do PT “não podem ter medo de chamar o povo para decidir seu futuro”

Lula lembrou que o PT tem alguns legados que não pode prescindir. “Um dos primeiros é o Orçamento Participativo, que começou com a prefeitura de Diadema. Criar junto à população a certeza que que o povo podia elaborar o orçamento da cidade e decidir onde ia ser feito. Isto é de um valor extraordinário. A ONU passou a orientar o mundo todo a fazer o orçamento participativo, e foi uma criação do PT”, lembrou.

O ex-presidente afirmou ainda que é imprescindível não perder de vista para quem a gente quer governar. Isso tem muito a ver com a política ambiental que a gente queira fazer. Tem gente da classe média que, com toda a razão, quer ciclovias, jardins, mas tem uma grande maioria que precisa de água potável, saneamento básico, tratamento de esgoto. Isso é possível de fazer”.

A questão ambiental ganhou muita força nos últimos anos, pois estamos destruindo a nossa própria casa, nosso meio ambiente. Pensar nisso é pesar em uma cidade melhor projetada, que leve em conta a questão ambiental, é essencial que o PT coloque isso em seu programa de governo.

“Temos que pensar no futuro da população. Como vai ser o emprego depois da pandemia. Se depender desse governo, não precisa mais de previdência, carteira profissional, a CLT, pois todo isso vai melhorar a situação do povo”, advertiu Lula.

Ao final, Lula lembrou ainda que “pensar no futuro é criar um novo discurso e não ter medo de envolver a sociedade. Não tem que ter medo de chamar a juventude pra discutir política. Temos que aceitar esse desafio e colocar a juventude. Não temos que ter medo de ouvir a juventude, pois em várias coisas eles sabem mais do que nós”.

Lula na Fórum

A entrevista teve como temas a Lava Jato, o bolsonarismo e os desafios do BRASIL e da esquerda.

Participaram como entrevistadores o diretor de redação da Fórum, Renato Rovai, a editora-executiva, Adriana Delorenzo, Nilce Aravecchia, Carla Vilhena, pastor Zé Barbosa Jr, Dennis de Oliveira, Ivan Longo, Pedro Borges (Alma Preta), Cynara Menezes, Maria Frô, Plínio Teodoro e Anderson Moraes (Jornal Empoderado).

#LulanaFórum #Fórum19anos #MinhaCausaMinhaVoz