Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de junho de 2018, 18h58

Lula diz que esse tempo é uma provação, revela frei Sérgio Görgen, após visitá-lo. Vídeo

Segundo o religioso, o ex-presidente afirmou que está na hora de o povo reagir para que não destruam tudo no país. “É preciso dizer claramente que Brasil nós queremos”

Foto: Eduardo Matysiak

O frei Sérgio Antônio Görgen, da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), visitou Lula, na tarde desta segunda-feira (18), na Polícia Federal, em Curitiba, e disse que encontrou o ex-presidente muito bem, animado, tranquilo, afirmando que não quer cultivar o ódio e, sim, o amor pelo povo brasileiro. “Ele considera uma injustiça o que está passando e vai provar sua inocência. E falou algo que achei fundamental: ele disse que está encarando esse tempo como uma provação. Minha opinião é que o povo brasileiro também está passando por uma provação”, afirma o frei.

O religioso ressalta que Lula falou que antes de mais nada é um homem de fé. “Ele me disse que vai sair e ajudar o povo a recuperar sua dignidade, recuperar o petróleo, o emprego, e que vai voltar a ser presidente, pois não suporta ver o povo passando fome. Transmitiu uma confiança muito grande. Eu saí dali muito impressionado. Nós estamos diante de um grande brasileiro”.

Frei Sérgio revela que entregou ao ex-presidente uma sacola de presentes que as pessoas mandaram, com cartas e mensagens de crianças, artistas do Rio Grande do Sul enviaram CDs, DVDs, Livros. “Entreguei a ele um escapulário. Que representa proteção contra qualquer tipo de mal. Ele colocou no pescoço. Entreguei também uma Bíblia, que me acompanha há muitos e muitos anos nos acampamentos. Ele reclamou que as letras eram muito pequenas e eu falei que ele não precisava ler nela, mas que tinha uma simbologia importante”.

Outra coisa que impressionou o frei foi que Lula está terminando de ler um livro de 800 páginas, chamado “Os invencíveis”, escrito e organizado pelo jornalista Ayrton Centeno. “Para quem acha que o Lula não lê, lanço o desafio: queria ver quem dessas pessoas já leu um livro de 800 páginas”, brinca o religioso.

Segundo o frei, Lula destacou que está na hora de o povo brasileiro reagir para que não destruam tudo no país. “Eu disse a ele que vamos continuar mobilizando o povo, pois é hora de radicalidade. Não uma radicalidade burra, com sectarismo, falta de diálogo. Mas é preciso dizer claramente que Brasil nós queremos”.

Ao final, o ex-presidente convidou o religioso para que rezassem o Pai Nosso. “Rezamos de mãos dadas e nos abraçamos de forma muito emotiva. Tenho a confiança de que Lula é a grande força motriz de uma transformação no país. Ele está lá dentro, mas a mente, o coração, e a vida dele estão no povo brasileiro”.

Para finalizar, o frei diz que, do ponto de vista pessoal, Lula está pagando um preço caríssimo. É insuportável que uma pessoa inocente pague um preço desses. Se é para nós, imagine para ele. Só uma pessoa com muita maturidade, força espiritual, capacidade de entrega para suportar isso com a galhardia e a dignidade que ele está demonstrando. E ainda dizendo que não alimenta ódio. E de uma força extraordinária”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum