Política

Lula fala aos professores do Brasil; veja vídeo

“Eu acho que ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”, disse Lula

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou vídeo em homenagem aos professores durante sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na manhã desta sexta-feira (15), Dia dos Professores.

No vídeo, endereçado à deputada estadual e presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, conhecida como Professora Bebel, Lula ressaltou o papel central da educação pública e de qualidade na construção de um país melhor.

“É uma pena que eu sou mais velho do que você e não posso ter estado em uma sala de aula aprendendo alguma coisa com você”, disse Lula se dirigindo à Bebel. “Embora eu não tenho estudado tanto quanto eu gostaria de estudar – todo mundo sabe que eu tenho uma frustração de não ter um diploma universitário – eu fui uma pessoa que a vida inteira procurou aprender muito ouvindo as pessoas”, disse.

Lula lembrou, entre outras coisas, da escola que ajudou a montar no seu sindicato: “falando de educação, eu queria que vocês soubessem do seguinte. Eu já fui diretor de uma escola. O meu sindicato em São Bernardo do Campo, em 1973, inaugurou um curso de supletivo que chegou a ter 1.900 alunos em vários cursos e eu era o diretor”.

Além disso, o ex-presidente destacou também a importância dos professores na vida das pessoas. “Eu sentia tanta necessidade de estudar e achava tão importante as pessoas estudares, que eu fui o único presidente da República que governou o Brasil até agora que não tem diploma universitário e vu passar para a história como o presidente que mais fez universidades neste país, que mais colocou estudantes pra fazer universidades e que, junto com a presidenta Dilma, mais fizemos escolas técnicas neste país”, ressaltou.

“Eu achava que o filho do povo trabalhador tinha que ter o direito de estudar. Eu achava que ele tinha que disputar nas mesmas condições as oportunidades que devem ser dadas pra todo mundo. E eu sonhava que o filho do trabalhador mais humilde pudesse sentar no mesmo banco da escola do filho do seu patrão e que os dois pudessem competir em igualdades de condições pra saber quem era o melhor, quem é que ia vencer. Preferia que os dois, mas eu queria que o filho do pobre tivesse as mesmas condições”, alertou Lula.

Ao final, Lula afirmou que “ser professor é a arte das artes, é a profissão das profissões. A coisa mais importante que um país tem que ter é a qualidade dos seus professores”. O ex-presidente disse ainda que “por isso, queridos professores e professoras, meus parabéns. Que a gente possa, quem sabe no ano que vem, ao comemorar o Dia dos Professores, a situação esteja melhor. Quem sabe a pandemia já tenha acabado, quem sabe vocês já voltaram pra sala de aula e quem sabe vocês estarão cuidando das nossas crianças com mais carinho do que muitas vezes nós merecemos”, encerrou.

Este post foi modificado pela última vez em 15 out 2021 - 12:03 12:03

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Por
Julinho Bittencourt

Última hora

  • Cultura

“Marighella” será exibido na quadra do Sindicato dos Bancários em SP

Evento gratuito e aberto para a população nesta sexta-feira (3) contará com presença de estudantes…

2 dez 2021 - 23:07
  • Alexandre Padilha

Variante Ômicron: o que temos que fazer – Por Alexandre Padilha

Por mais que a ciência tenha desenvolvido em pouco tempo vacinas eficazes contra a Covid-19,…

2 dez 2021 - 22:45
  • Debates

Improbidade administrativa em xeque – Por Gilmar Brunizio

É primordial ficar atento às novas regras sobre indisponibilidade de bens e as alterações da…

2 dez 2021 - 22:32
  • Notícias

Maria Paula e Adriana Samartini agitam live em concurso cultural de bancários da Caixa

Final do "Talentos 2021" é neste sábado (4), às 17h. Concurso é realizado pela Fenae…

2 dez 2021 - 22:22
  • Redes Sociais

Live do Podpah com Lula tem mais de 2 milhões de acessos e “flopa” transmissão de Bolsonaro

Entrevista de Lula ao podcast Podpah chegou a ter quase 300 mil ouvintes simultâneos no…

2 dez 2021 - 22:20
  • Debates

Do gado nelore ao gado bolsonarista: povo marcado, povo feliz!

O touro da B3, a prova do ENEM, e o futuro da agropecuária no Brasil...…

2 dez 2021 - 22:10