Lula se emociona ao falar que morou num quartinho com 13 pessoas: “Vou voltar pra mudar”

“Ninguém quer dormir em um quartinho 2x2, com 10 ou 12 pessoas, onde tem que cozinhar, fazer suas necessidades, fazer sexo”, destacou o ex-presidente

Foto: Reprodução/YouTube Fórum
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) se emocionou, durante entrevista coletiva para a Fórum e a mídia independente, nesta quarta-feira (19). Ao se referir à necessidade de combater a pobreza, ele relembrou quando, na juventude, “morei num quartinho com 13 pessoas”.

Lula destacou que ninguém deseja “morar em favela, em palafita, ninguém quer ficar sem comer. As pessoas aspiram evoluir. Por isso, é importante atender à aspiração da sociedade que quer evoluir”, disse.

“Ninguém quer dormir em um quartinho 2x2, com 10 ou 12 pessoas, onde tem que cozinhar, fazer suas necessidades, fazer sexo”. Foi quando Lula se emocionou. “Eu morei num quartinho com 13 pessoas e sei como é isso".

Diante da situação do país, o ex-presidente ressaltou que não pode priorizar as necessidades do Mercado, da Faria Lima e do teto de gastos. “Vou voltar pra mudar. Se não for assim, eu peço a conta e vou embora. Por isso, vou fazer uma aliança mais ampla, com o centro e, se for o caso, com a centro direita”.

“Qual medo as pessoas têm do PT?”, questiona o ex-presidente

Ao responder uma pergunta de Ivan Longo, da Fórum, em entrevista a sites independentes na manhã desta quarta-feira (19), Lula apontou rumos da política econômica em um eventual novo governo e indagou: “qual medo as pessoas têm do PT?”.

“É o seguinte: qual é o medo que as pessoas têm do PT? Essa é uma pergunta que você poderia ajudar o Brasil fazendo para as pessoas que têm medo do PT. Ah… com o PT vai ter problema fiscal? Então, vamos retratar um pouco a História. 2003: Inflação 12%, desemprego 12%. 30 bilhões [de dólares] de dívida externa. O Malan, coitado, todo ano viajava para Washington para pedir um emprestimozinho para ver se fechava o caixa. O Brasil não tinha dinheiro para pagar as suas importações. O Brasil está quebrado era o que os economistas falavam. Porra vocês são meus amigos, querem que eu governe e me dizem que o Brasil está quebrado? Então é melhor dizer para eu não ser candidato. O que aconteceu nesse país que estava quebrado. O que aconteceu foi que fomos o único país do G20 que fizemos superávit primário durante todos os nossos mandatos. O que aconteceu é que pagamos a dívida, emprestamos 15 milhões (de dólares) ao FMI e fizemos reserva de 370 bilhões de dólares. É isso que aconteceu nesse país. Os banqueiros ganharam dinheiro. Os empresários ganham dinheiro. Os trabalhadores também ganharam dinheiro. Geramos 22 milhões de empregos”, disse Lula.

Temas