Lula visita fábrica em Diadema: “O povo trabalhador vai fazer desse país uma grande nação”; veja vídeos

Ex-presidente esteve na Cooperativa Metalurgia Uniforja: “Eu vi os trabalhadores se unirem contra o fechamento e assumirem a fábrica com as próprias mãos. Resistiram e transformaram ela em uma cooperativa”

Foto: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Mais ativo do que nunca, Lula visitou, nesta quarta-feira (26), a fábrica da Cooperativa Central de Produção Industrial e Trabalhadores em Metalurgia Uniforja, em Diadema, no ABCD paulista. Na oportunidade, os trabalhadores mostraram ao ex-presidente como funciona a linha de produção da empresa.

Durante a visita, em conversa com os trabalhadores, Lula relembrou seu envolvimento com a Uniforja. “Eu venho nessa fábrica que estou hoje desde os anos 70. A vantagem de ser velho é essa. A gente viu muita coisa. Eu vi os trabalhadores da Uniforja se unirem contra o fechamento e assumirem a fábrica com as próprias mãos. Resistiram e transformaram ela em uma cooperativa”, destacou.

“Como cooperativa, essa fábrica foi pra frente graças aos esforços desses corajosos trabalhadores e ao suporte do BNDES, criado pra incentivar o desenvolvimento industrial do nosso país. E eles pagaram esse empréstimo com trabalho digno. Chegaram a quase 700 trabalhadores”, ressaltou Lula. 

No entanto, o ex-presidente lamentou ver a fábrica com menos de 300 trabalhadores. “Uma das principais clientes dessa empresa, a Petrobras, parou de comprar daqui pra comprar de fora. Diz muito sobre um país que ao invés de exportar, hoje compra gasolina e óleo diesel dos Estados Unidos”, relatou.

Soberania

“O debate é sobre soberania. A Petrobras é do Brasil e do povo brasileiro. Eu não sei o que vai acontecer, mas quero que vocês saibam: a única luta que a gente perde é aquela que a gente não faz. E eu vou ser um soldado dessa luta. Vocês não imaginam como me fez bem estar aqui hoje. Encontrar cada trabalhador, receber o carinho de cada um. Temos muito trabalho pela frente. O povo trabalhador vai fazer desse país uma grande nação”, acrescentou Lula, se dirigindo aos trabalhadores.

Assista aos vídeos:

https://twitter.com/LulaOficial/status/1397544725004050434
https://twitter.com/LulaOficial/status/1397539540827508738
https://twitter.com/LulaOficial/status/1397532138375946240