Maioria considera que condenação judicial de Lula é justa

Levantamento do Paraná Pesquisas aponta que 57% dos entrevistados concordam com a condenação do ex-presidente, enquanto 37,6% a consideram injusta

Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (22) indica que 57% dos entrevistados consideram que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que o levou a ser preso por mais de 500 dias, foi justa. Outros 37,6% avaliam que ela foi injusta e 5,4% não souberam responder ou não opinaram.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.264 brasileiros com 16 anos ou mais em todos os 26 estados e no DF, por entrevistas pessoais telefônicas. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 19 de fevereiro e tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

A pergunta feita foi: “Por tudo que o(a) Sr(a) sabe ou ouviu falar até o momento, o(a) Sr(a) diria que a condenação pela Justiça do ex-presidente Lula foi justa ou injusta?”.

Os cortes com maior percentual de entrevistados que consideram que a condenação de Lula foi justa são as pessoas com ensino superior (63%) e os moradores das regiões Norte + Centro-Oeste (61,5%) e Sul (63,8%). Já os grupos com maior percentual de respostas “injusta” são as pessoas com 60 anos ou mais (41,8%), com ensino fundamental (43,3%) e moradores da região Nordeste (47,9%).

Avatar de Fabíola Salani

Fabíola Salani

Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por mais de 20 anos na Folha de S. Paulo e no Metro Jornal, cobrindo cidades, economia, mobilidade, meio ambiente e política.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR