Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de junho de 2019, 17h50

Manifestantes em Copacabana pedem a volta de EMC e OSPB ao ensino fundamental

Cerca de uma dúzia de pessoas acompanhava uma pessoa que discursava a favor da educação nos tempos da ditadura. Embora ainda não tenha feito nenhuma medida mais concreta a respeito, o retorno da disciplina EMC no currículo da rede pública foi uma das promessas de campanha de Jair Bolsonaro.

Carro de som bolsonarista em Copacabana (Foto: Reprodução YouTube)

Ao ser reduzida aos grupos mais radicalizados e extremistas de apoio ao bolsonarismo e à Lava Jato, as manifestações deste domingo (30) deixaram mais visíveis algumas expressões pitorescas desse setor da sociedade que é movido pelo saudodismo com a ditadura.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Um desses grupos, em um carro de som na praia de Copacabana, realizou um discurso em que pedia a volta da “bela educação que nós tínhamos na época dos militares”, e defendeu que disciplinas como EMC (Educação Moral e Cívica) e OSPB (Organização Social e Política Brasileira) sejam recolocadas na grade curricular das escolas do ensino funamental.

Cerca de uma dúzia de pessoas acompanhava uma pessoa que discursava a favor da educação nos tempos da ditadura, que lembrou que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi quem extinguiu as duas matérias das grades curriculares – o que chama a atenção, já que finalmente não culparam o PT por algo que consideram errado.

“Para que fizeram isso? EMC é a matéria pela qual a gente aprende o bom comportamente, e OSPB é para que tenhamos organização política. Eles querem que sejamos um povo ignorante! Para eles empurrarem o que eles quiserem”, disse o orador do carro de som.

Embora ainda não tenha feito nenhuma medida mais concreta a respeito, o retorno da disciplina EMC no currículo da rede pública foi uma das promessas de campanha de Jair Bolsonaro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum