Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
29 de novembro de 2019, 17h09

Manifestantes ocupam prédio da Fundação Palmares em protesto contra novo presidente

Protesto contra Sérgio Camargo teve cartazes com dizeres como "Palmares não é casa-grande" e "movimento negro vive"

Foto: Reprodução/Twitter

Um grupo de manifestantes do movimento negro fez um protesto na Fundação Palmares nesta sexta-feira (29) contra a nomeação de Sérgio Camargo como presidente da instituição. O bolsonarista nega o racismo no Brasil, diz que a escravidão foi boa e não reconhece a relevância de Zumbi dos Palmares.

Sob gritos de “Fora Sérgio”, cartazes com dizeres como “Palmares não é casa-grande”, “Quem nega Zumbi, não preside Palmares”, “respeite o legado de Zumbi”, “negro de direita é escravo” e “movimento negro vive” foram levantados durante o protesto que entrou no edifício e foi até a ante-sala da presidência. Segundo assessores, Camargo não estava no local.

Não é sócio Fórum? Quer ganhar 3 livros? Então clica aqui.

A deputada federal Erika Kokay (PT) acompanhou o protesto e comentou nas redes sociais sobre a mobilização. “FORA SÉRGIO. Alguém que nega a escravidão, nega a consciência negra, nega Zumbi e nega o racismo no Brasil, não pode presidir a Fundação Palmares!”, declarou.

A chegada de Sérgio Camargo ao posto incomodou até mesmo o irmão dele, Wadico Camargo. “Tenho vergonha de ser irmão desse capitão do mato. Sérgio Nascimento de Camargo, hoje nomeado presidente da Fundação PALMARES”, escreveu, em sua página no Facebook.

Assista ao vídeo:

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum