Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de abril de 2018, 22h37

Marco Aurélio vota a favor do HC de Lula e leva placar a 5X4

De acordo com o ministro, "a incapacidade do Estado em aplicar a lei não pode prejudicar os direitos fundamentais". Ele sustentou todo o seu voto favorável ao habeas corpus se baseando na Constituição que, em suas palavras, deve ter "a concretude que a ela é própria"

Foto: STF

O ministro Marco Aurélio votou, na sessão desta quarta-feira (4) do Supremo Tribunal Federal (STF), a favor do habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula. Seu voto soma-se aos de Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, levando o placar a 5X4 pela rejeição do HC.

Marco Aurélio começou sua fala citando a transição da ditadura para o regime democrático e da criação da Constituição de 1988 e pontuando que ela já começa listando a garantia de direitos aos cidadãos, tal como o princípio da não culpabilidade. 

“A garantia constitucional de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória é uma condição para que se possa chegar à execução da pena”, afirmou, acentuando ainda que “a presunção de inocência foi ideia da revolução liberal do século 18 na França”.

“Será que não precisamos amar nossa Constituição Federal e não dar a concretude que a ela é própria?”, questionou o ministro.

Para Marco Aurélio, “a incapacidade do Estado em aplicar a lei não pode prejudicar os direitos fundamentais”. Para defender seu voto favorável ao habeas corpus, ainda, o ministro citou inúmeros outros dispositivos internacionais elaborados por nações democráticas que garantem o princípio de presunção de inocência. “A Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 revela que toda pessoa acusada de crime tem direito a presumir sua inocência. Mas no Brasil, pelo visto, não”, disparou.

Restam ainda dois ministros para votar, incluindo a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

Acompanhe o julgamento ao vivo aqui.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum