Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
29 de Maio de 2019, 16h46

São Paulo: Médica informa fechamento do Hospital Vital Brazil. Secretaria de Saúde não se manifesta

O Vital Brazil é referência nacional e internacional em atendimento a acidentados por animais peçonhentos

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A médica do Instituto Butatan, de São Paulo, Christina Terra Gallafrio Novaes, postou em sua conta do Facebook, nesta quarta-feira (29), um informe de que foi anunciado aos funcionários o “iminente fechamento do Hospital Vital Brazil, referência nacional e internacional em atendimento a acidentados por animais peçonhentos”.

A médica afirma que faz parte do quadro do hospital há 14 anos. O fechamento, de acordo com ela, acontece conforme decisão do Secretário da Saúde em concordância com o Diretor do Instituto Butantan.

No post ela ainda faz um breve histórico do Vital Brazil, inaugurado em 1945, com função assistencial, científica e de ensino inerente e indissociável do Instituto Butantan. “Atendemos in loco e fazemos orientações a distância para serviços de saúde de todo o Brasil e, inclusive, do exterior. Já fizemos chegar soro antilonômico no Canadá para um paciente com hemorragias graves após contato com a lagarta venenosa”, afirma.

Ela lembra que “pesquisadores do mundo todo fazem questão de visitar nosso hospital quando vêm ao Brasil, saindo maravilhados”.

A mudança para qualquer outro hospital, segundo a médica, provocaria a diluição em meio ao atendimento geral, “não havendo como prosseguir nas pesquisas clínicas já em andamento, nem tampouco como continuar o treinamento a residentes de instituições como o HC-FMUSP, a EPM, ou de outras que por aqui têm passado”, afirma.

“Assim”, encerra Christina, “a médio prazo, os profissionais com a competência específica necessária não seriam repostos, prejudicando também o âmbito assistencial. É acabar com um exemplo de sucesso no tão sofrido SUS”.

A Fórum tentou contato com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela administração do hospital Vital Brazil, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Posicionamento

Em nota, o Instituto Butantan nega o fechamento do hospital:

O Instituto Butantan informa que o Hospital Vital Brazil (HVB), localizado dentro da instituição, não será fechado. A unidade está funcionando normalmente, com atendimento 24 horas a acidentes com animais peçonhentos e o atendimento à população e os estudos clínicos, que são realizados na unidade, não serão interrompidos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum