Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
28 de dezembro de 2019, 09h03

Ministro diz que Bolsonaro não vai participar das disputas eleitorais de 2020

“O presidente não vai botar a mão nessa cumbuca”, assegurou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro não deve apoiar candidatos nas eleições municipais de 2020. O principal motivo para o recuo é o fato de que o novo partido do presidente, o Aliança pelo Brasil, não deve ser regularizado em tempo até a próxima disputa eleitoral.

“O presidente não vai botar a mão nessa cumbuca”, disse o ministro, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo. “No Rio, todo mundo fala que o candidato dele é o Crivella. Será?”, questionou, referindo-se ao prefeito Marcelo Crivella (PRB).

Ao comentar a saída do PSL, Bolsonaro confirmou recentemente que sua participação nas campanhas de 2020 seria definida pelo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o novo partido. No entanto, o próprio presidente já havia aceitado que o Aliança pelo Brasil tem apenas “1% de chance” de conseguir ser criado até o fim de março do ano que vem, prazo máximo para conseguir concorrer às eleições. “Por enquanto eu estou livre, estou solteiro. Não vou casar”, afirmou.

A intenção do presidente nos últimos meses, no entanto, era de acelerar o processo e tirar o Aliança do papel a tempo das próximas eleições. Um dos caminhos que Bolsonaro optou foi utilizar sua proximidade com lideranças evangélicas, que pretendiam usar grandes eventos para coagirem fiéis a firmarem a lista e obter as 491 mil assinaturas necessárias para criar a legenda.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum