Para defender Bolsonaro, Onyx mente em artigo na Folha sobre desemprego no governo Dilma

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, manipulou dados para tentar dizer que a situação do desemprego era pior nos governos do PT do que na tragédia que o país vive hoje com o governo Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro e Onyx Lorenzoni - Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, publicou um artigo com dados manipulados na Folha de S. Paulo nesta terça-feira (25) com o objetivo de defender o presidente Jair Bolsonaro e atacar o ex-presidente Lula (PT), principal candidato à presidência nas eleições de outubro.

"Nos últimos dias, o ex-presidente condenado por corrupção —liberado por uma tecnicidade jurídica e não inocente como querem fazer crer— e seus asseclas falaram muitas bobagens sobre política econômica e mercado de trabalho", disse Lorenzoni em trecho de artigo. Apesar do discurso moralista, ministro foi investigado por caixa 2 em campanha eleitoral e chegou a admitir o crime em acordo com a Procuradoria-Geral da República.

A hipocrisia de Onyx não se limita a isso. Enquanto acusa a campanha do PT de falar "bobagens" sobre o mercado de trabalho, o ministro distorce dados do desemprego para elogiar Bolsonaro.

"A verdade é que houve uma explosão do desemprego no governo Dilma Rousseff, levando a uma taxa que atingiu 13,7% em 2015", disse Onyx Lorenzoni, apresentando dados falsos.

Segundo dados da PNAD Contínua, do IBGE, o índice de 13,7% de desemprego só foi alcançado durante o governo Michel Temer, apoiado por Lorenzoni. O índice chegou a 13,9 no 1º trimestre de 2017.

Dados da PNAD apontam que o Brasil fechou o último trimestre de 2015 com 9,1% de desocupados, bem distante do número propagandeado pelo ministro bolsonarista.

Em 2016, em meio à crise política e econômica, o desemprego aumentou e alcançou 11,1% no 1º trimestre. No segundo trimestre, foi a 11,4%. A ex-presidenta foi afastada do posto em maio.

Durante o governo Jair Bolsonaro, o desemprego chegou a 14,9% no terceiro trimestre de 2020, sob impacto da pandemia da Covid-19. No entanto, desde antes da emergência sanitária, no primeiro trimestre daquele ano, o percentual já estava em alta, em 12,4% - superior a qualquer comparação com o governo Dilma. Dados do 3º trimestre de 2021 colocam o desemprego em 12,6%; são 13,5 milhões de desempregados sob o governo Bolsonaro. Confira aqui.

Ironicamente, o título do artigo de Onyx é: "Liberdade de opinião não é licença para mentir". Parece que o ministro não seguiu o propósito que ele mesmo estabeleceu. "A partir da eleição de Jair Bolsonaro em 2018, a mentira foi substituída pela verdade", afirmou ele.

Confira aqui os dados de desemprego da PNAD Contínua e veja abaixo gráfico que mostra a variação:

Taxa de desemprego em 2021, segundo dados da PNAD | Reprodução/IBGE
Série histórica da taxa de desocupação, segundo dados da PNAD | Reprodução/IBGE