Moro diz que foram criadas "fantasias" sobre mensagens entre procuradores da Lava Jato

Ex-juiz voltou a defender que conversas apreendidas são comuns no dia a dia da Justiça. "Nós temos uma praxe mais informal", disse

Sergio Moro (Foto: Lula Marques/Fotos Públicas)Créditos: Lula Marques
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro afirmou em seminário virtual, na segunda-feira (1º), que foram construídas "fantasias" e "narrativas" sobre as mensagens hackeadas entre procuradores que integraram a força-tarefa da Lava Jato Curitiba.

“O que eu tenho visto é uma série de fantasias construídas, narrativas”, disse Moro. “Se vê muito no recurso argumentativo a profusão de adjetivos. Se você não tem argumentos, se você não tem fatos, você carrega nos adjetivos, obscurecendo a falta de reais argumentos”, completou.

O ex-juiz também voltou a dizer que o diálogo de juízes com advogados, promotores e procuradores é comum no Brasil. “Nós temos uma praxe jurídica um pouco mais informal do que existem em outros países. Então a troca de diálogo entre pessoas envolvidas no processo não é algo que, por si só, é criminoso”, defendeu.

“Não é nenhuma espécie de aconselhamento ou relacionamento inapropriado. As pessoas têm que ter um pouco mais de senso crítico quando existem muitos interesses envolvidos em anulação dessas condenações, existem muitas pessoas poderosas envolvidas”, completou Moro.

As conversas foram apreendidas na Operação Spoofing e foram liberadas ao ex-presidente Lula (PT) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa do petista tem apresentado os diálogos ao tribunal como argumento de que houve um tratamento parcial nas investigações e julgamento do petista.

Com informações do jornal Estado de S.Paulo