Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
05 de janeiro de 2020, 07h00

Moro e Lula são os políticos com maior credibilidade entre os brasileiros, diz Datafolha

Pesquisa mostra que a confiança no ex-presidente Lula voltou a crescer e petista figura, ao lado de Sérgio Moro, como o nome mais confiável no meio político; para os brasileiros, ambos são mais confiáveis que o presidente Jair Bolsonaro

Foto: Montagem

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (5) aponta que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o ex-presidente Lula são os políticos em quem os brasileiros mais confiam. Segundo o levantamento, ambos têm mais credibilidade que o presidente Jair Bolsonaro.

Os pesquisadores pediram para que os entrevistados dissessem qual o nível de confiança que eles têm em 12 diferentes figuras políticas com uma escala de 1 a 10, sendo aqueles que atingem até 5 pontos considerados de baixa confiança, de 6 a 8 de média confiança e, de 9 a 10, de alta confiança.

Moro e Lula lideram entre aqueles que têm a maior credibilidade: 33% e 30% de alta confiança, respectivamente – um empate dentro da margem de erro. O ex-juiz federal lidera a lista, no entanto, por ter um nível de desconfiança menor que o do ex-presidente. 23% consideram que têm confiança média no ministro e 42% apontaram baixa confiança. Já no caso do petista, a confiança média ficou em 16% e a baixa confiança atingiu 53%.

O ex-juiz federal e o ex-presidente também são aqueles que mais aumentaram sua credibilidade entre os brasileiros nos últimos anos. A confiança em Lula, que estava em queda, voltou a subir: foi de 20% de alta confiabilidade em fevereiro de 2016 para 30% agora. Já a de Moro foi de 14% para 33%.

Tanto o ministro como o líder do PT mostraram que têm mais confiança entre a população do que o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. A pesquisa mostra que o capitão da reserva tem 22% de alta confiança e está empatado tecnicamente com Luciano Huck (21%). Tanto o mandatário quanto o apresentador de televisão registram 22% de média confiança e 55% de baixa.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, aparece com mais credibilidade que o ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Enquanto o militar tem 12% de confiança alta, 21% de média e 62% de baixa, o pedetista tem 11% de alta, 22% de média e 64% de baixa.

A pesquisa mediu ainda a confiança que os brasileiros têm em Fernando Henrique Cardoso (10% alta, 21% média e 67% baixa), em Marina Silva (9% alta, 23% média e 65% baixa), em João Doria (7% alta, 20% média e 69% baixa), em Rodrigo Maia (7% alta, 18% média e 70% baixa), em Manuela D’Ávila (7% alta, 17% média e 70% baixa) e em Davi Alcolumbre (3% alta, 14% média e 73% baixa).

Confira a pesquisa completa aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum