Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de novembro de 2019, 14h45

Moro vira alvo de disputa entre PSL e Aliança pelo Brasil

Com a saída do presidente, integrantes do PSL buscam atrair nomes que sejam contrários à “direita autoritária” do clã Bolsonaro

Moro e Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR

Depois que o presidente Jair Bolsonaro oficializou a criação do Aliança pelo Brasil, lideranças do PSL, sua antiga sigla, iniciaram uma articulação para atrair nomes que sejam contrários à “direita autoritária” do clã Bolsonaro. Além de acenos ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), integrantes do PSL dizem que o ministro da Justiça, Sergio Moro, é hoje um dos nomes disputados pela sigla.

Lideranças do PSL acreditam que a relação pouco afetuosa de Bolsonaro com o ex-juiz da Lava Jato durante este primeiro ano de governo facilitaria uma negociação com Moro para disputar a Presidência em 2022. O Podemos é um dos partidos que já se colocou como opção para uma eventual candidatura do ex-juiz.

No PSL, a avaliação é de que o ministro foi “subaproveitado” pelo governo, que viu suas principais propostas deixadas de escanteio no primeiro ano da gestão Bolsonaro. “O PSL raiz é o único de fato que defende 100% a agenda do Moro. O governo por diversas vezes boicotou a agenda do ministro, como no caso do Coaf”, diz a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) em entrevista à Folha de S.Paulo.

No entanto, no início do mês, Bolsonaro voltou a fazer acenos ao ministro da Justiça. Ele afirmou, durante um evento em São Paulo, que não estaria onde está se Moro não tivesse cumprido bem a sua missão quando era juiz da Lava Jato. Dias depois, o presidente exaltou em suas redes sociais o pacote anticrime, defendido por Moro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum